About Me

Pisciana, chata, choro se estou feliz ou triste ou brava ou irritada ou nervosa (na verdade sou uma chorona), gosto das coisas do meu jeito, perfeccionista ao extremo, adoro estar com as pessoas que amo, gosto de cuidar e ser cuidada, sou manhosa, as vezes me faço de vítima (embora não admita sempre), não sei dançar mas adoro música (curto de tudo um pouco de sertanejo raíz até rock)! Apaixonada por minhas cachorras fofas e implicantes. Amo maquiagem! Gosto muito ler, assistir filmes, ficar de bobeira na internet e cozinhar (um dos meus grandes obstáculos na RA, adoooro fazer coisinhas nada light!). Em busca de um peso saudável e amizades verdadeiras!!! Sejam bem vindo(a)s ao meu blog!!!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dieta dos pontos

Oi flores! Como vcs estão?

Depois que comecei a RA passei a notar várias diferenças no me dia-a-dia.

Hoje penso mais em comida do que antes, mas não vejo isso como uma coisa ruim não, mto pelo contrário! antes da RA eu chegava em casa e comia o que estava mais fácil e agia no automático sabe, hj qdo chego em casa preparo com o maior carinho minha marmitinha pro dia seguinte e o jantar, é claro q as vezes bate uma preguiça e tals, mas ai preparo um lanchinho leve...

Outra coisa que mudou foi o fato de não conseguir mais comer a mesma quantidade de antes, qdo é salgado, principalmente com muita gordura (tipo fritura) ou sal, empaçoca tudo no estômago e ele dói horrores, e qdo é doce minha garganta reclama e arde, e o pior acordo no outro dia com ressaca! kkk

Mas tipo, estou adorando essas mudanças!

Ontem estava revendo minhas anotações e notei que desde o dia que chegou a balança já emagreci 1,100kg (isso em 5 dias!), quando minha irmã viu os resultados ficou toda animada a seguir com a RA tbm, e me perguntou como eu faço, ai expliquei pra ela e resolvi fazer um post sobre isso tbm...

"Quando comecei o blog tentei o Sistema Goodlight da Lucília Diniz, até postei sobre ele, mas como a próprio Lucília diz, a gente tem q  encontrar a nossa "dieta" e definitivamente aquela não era a minha, apesar de ter me sentido atraída pela proposta eu não consegui segui-la, mas aí é que vem o grande poder q temos, a gente pode escolher as atitudes da nossa vida, confesso q antes teria jogado tudo pro alto e desistido, mas hj penso diferente, hj estou apostando todas as minhas fichas em mim! completamente focada no meu emagrecimento! por isso fui atrás de outra que atendesse minhas expectativas...

Encontrei então a Dieta dos Pontos, que eu já tinha tentado a algum tempo atrás mas não estava empenhada o bastante e na primeira dificuldade chutei o balde!

Essa 'dieta' não gosto dessa palavra tem uma proposta bem legal! vc pode comer o que quiser desde q fique dentro do limite de pontos diários, ou seja vc pode gastar todos os seus pontos com chocolate e ficar com fome o resto do dia, ou então optar por um cardápio mais equilibrado, comendo bem e ficando dentro da cota, a escolha é sua!

Qdo fiz essa 'dieta' pela primeira vez, devia ter uns 14/15 anos, sem juízo nenhum, adorei a possibilidade de emagrecer mesmo comendo doces, enchia a cara de doce tá nem comia tanto pq eles valem mtos pontos e ficava com fome o resto do dia, não aguentei nem uma semana! kkk logo estava eu falando mal dela pra Deus e o mundo, e voltando aos meus hábitos anteriores e engordando...

Hj, graças a Deus, tenho mais consciência e procuro gastar meus pontos  com alguma coisa que me sustente do que ficar desperdiçando eles a toa!"


Dieta dos Pontos



O que é?
Criado pelo Dr. Alfredo Halpern, professor da USP, o sistema de pontos é mais uma filosofia de vida do que dieta.
A quantidade e a variedade são as principais características desta dieta, que é uma verdadeira Reeducação Alimentar devido ao fato de que passamos a conhecer o valor de cada alimento que comemos.

Diferente das outras dietas, no sistema de pontos a gente pode comer o que quiser desde que nossa cota de pontos diária não seja ultrapassada.
Devemos anotar tudo o que comemos, desde a não tão inocente balinha até a feijoada do domingo!  
Anotando a gente consegue equilibrar melhor a dieta, por exemplo, se hoje eu como 1 x-burguer no almoço, terei que me controlar nas outras refeições para não ultrapassar os pontos, e é aí que está a grande sacada desta dieta, a gente aprende a ter jogo de cintura.


Vantagens:
A principal vantagem é podermos comer de tudo, sem ter que deixar de lado aquelas coisinhas que gostamos tanto.
Aprendemos também a realizar trocas vantajosas, se optarmos pela versão light ou diet do alimento o valor dele é menor.
E ainda passamos a ingerir mais frutas, verduras e legumes , que além de saciar mais nem ‘custam’ tantos pontos.


Desvantagens:
Se a principal vantagem é poder comer de tudo, a sua principal desvantagem também o é.
Mesmo realizando más escolhas a gente consegue emagrecer, mas sem qualidade o que trás diversos problemas à nossa saúde, além da possibilidade de engordarmos tudo novamente, pois não ‘aprendemos’ a comer.   
Segundo a nutricionista Marília Fernandes, especialista em Nutrição em Saúde Pública pela Escola Paulista de Medicina, o foco dos pontos está apenas no valor calórico dos alimentos e não no nutricional. Ao privarmos nosso organismo de nutrientes essenciais ao seu perfeito desenvolvimento, podemos acabar desenvolvendo a ‘fome oculta’, que, a longo ou médio prazos, pode acarretar uma série de doenças, como osteoporose, diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão.


Como funciona?
Cada ponto equivale a 3,6 caloria, ou seja, uma barra de chocolate com 280kcal é igual a 78 pontos.
Cada pessoa tem a sua necessidade diária de consumo, para calcular a cota diária de pontos use esse site: http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/calculadora.shtml
Tente não ultrapassar os pontos estabelecidos pela calculadora.
Em toda refeição principal deve-se somar 15 pontos, esses pontos equivalem ao preparo da comida, mas acrescente também os pontos dos temperos e molhos consumidos com a refeição já pronta.
Ex: Almoço  
          15 pts (preparo)
        4 col. (sopa) de arroz branco – 40 pts
        1 concha (média) de feijão – 25 pts
        1 filé de frango (médio) grelhado – 45 pts
        Salada de alface e tomate – 0 pt
        1 col .(sopa) de azeite – 20 pts (tempero da salada)
       
        TOTAL: 130 pontos (aprox. 470 kcal)
No site http://www.dietapontos.com.br/ tem os pontos de vários alimentos, o segredo é copiar uma tabela com aqueles alimentos que você gosta, mesmo que tenha comido uma única vez na sua anota, porque a gente nunca sabe quando vai comer novamente.
Feito isso, que é muito chato e demora bastante, você já pode começar a RA.
Separe um caderno e uma caneta, anote o que comeu no dia TUDO (quantidade consumida, como foi preparado etc), aí no fim do dia procure os pontos na tabela que você fez, some e anote o total de pontos diários. Faça isso por uma semana, nem se preocupe se não atingir ou passar da cota recomendada para você, apenas anote, meio que pra fazer um teste de como anda a sua alimentação.
Depois dessa semana ajuste o cardápio, caso tenha passado a sua cota e tente não consumir menos de 290 pontos diários.
No começo enche o saco ficar procurando toda hora os pontos, mas depois, os alimentos consumidos mais frequentemente já estarão gravados na memória.
Aliando esse sistema, àquelas dicas que estamos cansadas de saber, tais como: beber 2 litros de água, comer de 3 em 3 horas, mastigar devagar (ainda não aprendi direito) e se mexer um pouquinho, os resultados aparecem rapidinho.
Eu por exemplo, procuro ficar com 320 pontos (já considerando os pontos do preparo do almoço e do jantar) diários, beber 2 litros de água, comer de 3 em 3 horas, ainda não comecei a fazer exercícios pra valer e nem aprendi a mastigar do jeito que deveria, mas mesmo assim consegui eliminar em 5 dias de Reeducação 1,100kg!  Nem eu acreditei!
Bom meninas é isso, quem ainda não encontrou uma dieta pra chamar de SUA e quiser tentar algo diferente, esse Sistema é bem legal! Tenta e depois me fale hein!


Beijinhos

5 comentários:

kelen disse...

OI AMIGA QUERIDA !!! HOJE MESMO PERGUNTEI PARA 2 AMIGAS DE BLOG QUE FAZEM A DIETA DOS PONTOS COMO EU CONSEGUIRIA A TABELA COM OS PONTOS DOS ALIMENTOS , POIS NUNCA HAVIA FEITO ESSA DIETA ... SABE QUE ESTOU COM VONTADE DE TENTAR , DEPOIS VOU PROCURAR PELO SITE QUE VC DEU E VER SE ENCARO RSRSRS , BJS ATÉ +
SE A SOPINHA FICAR BOA ME CONTA , MAIS ACHO QUE VC VAI GOSTAR
ÓTIMO FINAL DE SEMANA

Naiara disse...

Oi Dê conheci o seu blog e gostei muito.
Ontem começei a dieta dos pontos e posso dizer que gostei muito e achei bem flexivel pois nos permiti comer de tudo desde que nao ultrapasse os pontos... haa meu limite de pontos é igual aos seu 320 ja considerando os pts do almoço e jantar, a unica coisa ruim e ter que ficar somando os pontos rsrsrs
Tenha um otimo fim de semana!!
ja estou te seguindos e se der passa no meu cantinho pra conhecer...bjos
http://lutareemagrecer.blogspot.com/

Priscilla Motta disse...

Oi Dê

Primeiro de tudo, quero agradecer suas palavras no meu momento bad do mês. Nossa, me ajudaram muito a sair do buraco!

Menina, como assim você é maquiadora?? Eu também não curtia me maquiar, pela mesma razão que a sua, achava que não valia a pena. Agora estou encantada com o mundo da maquiagem. Sinto que o momento da maquiagem faz eu me aproximar um pouco mais de mim.

Parabéns pelo resultado fantástico!! Vou estudar direitinho essa dieta, de repente adiro também!

Ótima semana para você!!!

Bjinhos,
Pri.

Keka disse...

Olá flor!
Já tinha tentado a dieta dos pontos mas não em adaptei, mas lendo seu post parece ser tão fácil que vou tentar de novo rsrs.
Baixei o Livro pense Magro que vc me enviou o linck. Estou adorando ele.
Obrigada pelo toque.
Bjs e um lindo dia à vc! =)

Unknown disse...

Muito boa essa dica. Já segui a dieta seguindo as dicas de um blog que tem até exemplo e tabelas dos pontos por refeição.
Fica o endereço para quem quiser conhecer:

http://adieta-dos-pontos.blogspot.com